Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Evangélica e Católica: Qual a diferença?



Você sabe quais as diferenças entre a Igreja Católica e a Evangélica? Imagino que não. Mas deixando claro que não estou dando razão a nenhuma das duas. O intuito desta matéria é informar a diferença entre essas duas crenças. Vamos lá:

IGREJA CATÓLICA

A Igreja Católica acredita que ela é a única Igreja fundada por Cristo, e portanto, a única autêntica frente a demais igrejas e denominações cristãs que surgiram historicamente depois dela. Assim sendo, a Igreja Católica considera que tem por missão elaborar, comunicar e propagar os ensinamentos de Cristo, assim como a de cuidar a unidade dos fiéis, com o objetivo de ajudar a humanidade a percorrer o caminho espiritual a Deus. Tem também o dever de administrar os sacramentos aos seus fiéis, por meio do ministério de seus sacerdotes. A Igreja acredita que Deus outorga a sua graça ao crente por meio dos sacramentos, daí a sua importância na vida eclesial. Ademais, a Igreja Católica manifesta-se como uma estrutura hierárquica e colegial, com Cristo como a sua cabeça espiritual e auxiliado pelo colégio dos apóstolos, cuja autoridade passou a ser exercida, após a sua morte, pelos seus sucessores: o Papa e os bispos.
Sede da igreja católica; Vaticano

POR QUE IGREJA CATÓLICA?
A Igreja é chamada católica ou universal porque está espalhada por todo o mundo, de uma à outra extremidade da terra, e porque universalmente e sem erro ensina toda a doutrina que os homens devem conhecer, sobre as coisas visíveis ou invisíveis, celestes ou terrestres.

5 características da igreja católica:

Una,Santa,Católica,Apostólica e Romana. Eis os significados: 
UNA:Porque só existe UMA Igreja verdadeira.
SANTA:Porque quem fundou ela é Santo (Nosso Senhor Jesus Cristo).
CATÓLICA:Porque ela é UNIVERSAL e está nos quatro cantos do mundo ("Católica",em Grego,significa:"Universal").
APOSTÓLICA:Porque depois que Jesus ascendeu aos céus,seus APÓSTOLOS,deram continuidade na Igreja.
ROMANA:Porque sua sede (A Santa Sé) se situa em ROMA.

IGREJA EVANGÉLICA

Na década de 1730, o evangelicalismo emergiu como um fenômeno distinto do reavivamento religioso que começou na Grã-Bretanha e na Nova Inglaterra. Enquanto os reavivamentos religiosos ocorriam dentro das igrejas protestantes no passado, os avivamentos evangélicos que marcaram o século XVIII eram mais intensos e radicais.Os revivalismos colocou homens comuns evangélicos e mulheres com confiança e entusiasmo para compartilhar o evangelho e conversão de outros de fora do controlo das igrejas estabelecidas, uma descontinuidade chave com o protestantismo da era anterior.


POR QUE IGREJA EVANGÉLICA?

O evangelicalismo é um movimento cristão, surgido no século XVII, depois da Reforma Protestante, tornando-se uma vertente organizada com o surgimento, dos metodistas entre os anglicanos, dos puritanos entre os calvinistas, ambos na Inglaterra e dos pietistas entre os luteranos na Alemanha e Escandinávia. O movimento tornou-se ainda mais significativo nos Estados Unidos durante o Grande Despertamento do séculos XVIII e XIX, onde conseguiu muito mais membros do que na Europa. O movimento continua a atrair adeptos em nível mundial no século XXI, especialmente no mundo em desenvolvimento.

O evangelicalismo desenfatiza o ritual e enfatiza a piedade do indivíduo, exigindo-lhe que cumpra certos compromissos ativos, incluindo:

A necessidade de conversão pessoal ou de "renascimento";
Um grande respeito pela autoridade bíblica;
Ênfase em ensinamentos que proclamam a morte redentora e a ressurreição do Filho de Deus, Jesus Cristo;
Expressar e compartilhar ativamente o evangelho;
David Bebbington classificou estes quatro aspectos distintivos como conversionismo, biblicismo, crucicentrismo e ativismo, observando que "juntos, eles formam um quadrilátero de prioridades que é a base do evangelicalismo".

PRINCIPAIS DIFERENÇAS

PRINCIPAIS DIFERENÇAS
CATÓLICA
EVANGÉLICA
A Bíblia não é a única regra de Fé e pratica, mas a própria Igreja Católica. Sendo assim ela pode nos concílios alterar sua doutrina e defende que nem tudo está na Bíblia. 
 A bíblia é a única regra de fé e pratica, e que tudo o que vai dentro dela é verdade, e contra ela mentira. 
Creem que os "santos" podem interceder por eles, assim fazem orações aos santos e maria.

Cremos que Deus condena qualquer comunicação entre vivos e mortos conforme Deuteronômio 18:11. E que Jesus é o único mediador entre o home e Deus conforme I Timóteo 2:5.
Creem que as Imagens dos "santos" não são proibidas por Deus.
Deus condena o ato de confeccionar imagens de tudo o que há no céu, ou embaixo da terra conforme Êxodo 20:4
Após a morte passamos por um processo de purificação chamado de purgatória e em alguns lugares já se crê em reencarnação.
"ao homem está destinado viver uma só vez, vindo depois disso o Juízo eterno " , Conforme Hebreus 9:27
O Papa é infalível (não erra) e que ele é o cabeça da Igreja instituído por Deus
"todos pecaram e destituídos foram da gloria de Deus " carecendo todos da graça de Deus. Conforme Romanos 3:23

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário