Infelizmente as grandes marcas alcançadas pelo capitalismo custaram muito ao meio ambiente. Prova disso são os grandes desmatamentos, nascentes destruídas, rios poluídos e animais extintos. O progresso financeiro não andou de mãos dadas com a sustentabilidade no século XX. Essa lista é só uma pequena amostra disso, e ela contém 9 animais incríveis e que você ficará surpreso em saber que eles estão prestes a deixar de existir.
1- Tatu Canastra
O canastra é o maior tatu do mundo. Pode chegar a 1 metro e meio de comprimento e pesar 60 quilos. Ele é comum no cerrado, mas também existe em outros biomas não só do Brasil, mas em toda a América Latina. Embora em menor quantidade. Ele é muito caçado por conta da carne e do casco resistente usado para fazer utensílios.
2- Gato-bravo-de-patas-negras
O gato-bravo-de-patas-negras é considerado o menor felino selvagem do mundo. Pesa pouco mais de 1 quilo quando atingem a idade adulta e são nativos das regiões áridas do sul da África. Estima-se que existam apenas 40 deles no mundo.
3- Miami Blue
A borboleta Miami Blue já foi bem comum no sul da Flórida e hoje é provavelmente o inseto mais ameaçado da América. A existência delas ficou comprometida nos anos 80 pelo uso de inseticidas e, em 1992, o furacão Andrew quase dizimou de vez a espécie. Elas hoje só existem graças a um programa de reprodução em cativeiro do Museu de História Natural da Flórida.
4- Chinchila
As chinchilas são originárias da Cordilheira dos Andes seu pelo é a razão de estarem em extinção. Nenhum parasita consegue viver em meio ao pelo das chinchilas por conta de sua densidade. É o pelo mais macio do mundo, 30 vezes mais suave do que o cabelo humano.
5- Doninha-de-patas-pretas
Em 1987 chegaram a existir apenas 18 doninhas-de-patas-pretas devido a doenças e fome provenientes da perda de habitat. A partir de programas de conservação, até 2013 existiam em torno de 500 doninhas em ambiente selvagem e 300 em cativeiro.
6- Colibri
10% das espécies de beija-flor do mundo estão sob risco de extinção. As alterações climáticas e perda de habitat mudaram os hábitos migratórios das aves e isso fez com que elas tivessem mais dificuldade em encontrar alimento.
7- Zebras
Uma situação ainda mais preocupante é a das Zebras. 2 das 3 espécies existentes no mundo estão ameaçadas de extinção. A zebra-da-planície (a mais comum) e a zebra-de-grevy são caçadas por sua pele e enfrentam também a destruição de seu habitat natural.
8- Atum do Atlântico
A popularidade nos restaurantes japoneses levou à sobrepesca e agora pesca ilegal do atum. O desaparecimento deste peixe coloca outras espécies marinhas em risco por conta do desequilíbrio na cadeia alimentar.
9- Mexilhões
70% dos mexilhões de água doce da América do Norte estão mortos por conta da poluição e perda de habitat. E o surpreendente é que algumas espécies de mexilhões conseguem viver por cem anos na lama no fundo de rios, córregos e lagos. Mas as algas que alimentam os mexilhões têm sido contaminadas pelos agrotóxicos usados na agricultura.
Fonte: www.fatosdesconhecidos.com.br
0 comentários:
Postar um comentário